AEL lança Roteiro das Livrarias da Zona Sul Imprimir E-mail

O Roteiro da Zona Sul mostra onde estão 34 livrarias entre Catete e Gávea e suas especialidades. Confirma que segmentação é a chave para as livrarias pequenas e independentes, como as especializadas em música, fotografia ou poesia.

 

Milena Duchiade, Thereza Christina Rocque da Motta e o presidente da AEL Antõnio Carlos de Carvalho - Foto: Christina Bocayuva

Milena Duchiade, Thereza Christina Rocque da Motta e o presidente da AEL Antõnio Carlos de Carvalho - Foto: Christina Bocayuva

 

O Roteiro da Zona Sul tem tiragem de 100 mil exemplares e estará nas livrarias, bibliotecas e hotéis da região a partir da primeira semana de dezembro. Também será encontrado nos locais que deram apoio à publicação e em centros culturais.

O lançamento foi quinta feira, 29, em Copacabana, na recém inaugurada Fotospaço Fine Arts Gallery, que é uma das pioneiras em mostras exclusivas de fotos e também vende livros onde a arte da fotografia é analisada teoricamente.

Além das grandes redes como Saraiva, Travessa e Galileu, o Roteiro assinala livrarias independentes, algumas recém inauguradas e desconhecidas do grande público como a Livraria do Bardo , em Copacabana , especializada em poesia.

Thereza Christina dona da Livraria do Bardo diz que o diferencial entre a sua e as outras livrarias do bairro é estar voltada exclusivamente para cultura :" o leitor vai estar onde tem prazer em ficar , onde não há mistura de segmentos".

O Roteiro da Zona Sul traz também a lista das 26 bibliotecas mais importantes da região, desde as da PUC, FGV e UFRJ à do Instituto Benjamin Constant com material literário parar cegos e a do Museu do Índio, especializada em etnologia

Para a diretora da AEL, Milena Duchiade o lançamento do Roteiro da Zona Sul foi uma alegria pela possibilidade de estender àquela região uma iniciativa vitoriosa no Centro: " Mostra que a Zona Sul não se resume a praias e belezas naturais".

O presidente da Associação Antônio Carlos de Carvalho acredita que, como o Roteiro do Centro, que está na quarta edição, o Roteiro da Zona Sul deverá ser publicado outras vezes. Disse estar em estudo um roteiro que vá da Tijuca à Barra da Tijuca e até outro, em grande formato com as 3 regiões.

Na primeira edição do Roteiro da Zona Sul, o homenageado foi Carlos Drummond de Andrade pela celebração dos seus 110 anos de nascimento. Além de trazer a escultura do poeta na capa o Roteiro publica o poema Ruas, em que ele mostra sua visão particular sobre as ruas das grandes cidades.

 

O Roteiro apresenta 34 livrarias, 26 bibliotecas e 22 atrações turísticas da Zona Sul carioca

O Roteiro apresenta 34 livrarias, 26 bibliotecas e 22 atrações turísticas da Zona Sul carioca