AEL lança a 4ª Edição do Roteiro das Livrarias do Centro Imprimir E-mail

A nova edição, lançada dia 9, em coquetel na Biblioteca Nacional, traz 53 livrarias, 6 a mais que a anterior e uma novidade: a lista das 25 bibliotecas mais importantes do Centro do Rio, região de maior bibliodiversidade do Brasil.

 

O Roteiro traz, além de 53 livrarias, lista das 25 melhores bibliotecas do Centro do Rio

O Roteiro traz, além de 53 livrarias, lista das 25 melhores bibliotecas do Centro do Rio

 

No debate após o coquetel, os livreiros falaram da necessidade de uma legislação que proteja as livrarias, sendo a lei do preço único para o livro, como a que vigora para jornais e revistas, uma das alternativas. Isso porque o número de livrarias no Centro do Rio e no Brasil está diminuindo.

A adesão ao Roteiro aumentou devido ao sucesso entre cariocas e turistas e ao retorno que dá às livrarias.Tanto que a Saraiva entrou nessa edição com as 4 lojas do Centro e não apenas com uma como na edição anterior.

Mas no ano passado o número de livrarias no Centro teve uma baixa significativa. Foi com essa informação que o Presidente da AEL, Antônio Carlos de Carvalho (Livraria Galileu) abriu o rápido debate após o coquetel de lançamento.

Entre as mais famosas citou a Renovar, a Betania e a Nobel que encerraram as atividades no Centro em 2011. Segundo Antonio Carlos o grande capital está prevalecendo em detrimento das livrarias independentes.

O presidente da AEL diz que a associação vai lançar a primeira edição do Roteiro de Livrarias da Zona Sul. Mas lamentou o fato de que naquela região nobre da cidade elas sejam tão dispersas, como em Ipanema, onde hoje só existem a Galileu e a Travessa.

A diretora da AEL, Milena Duchiade (Livraria Leonardo da Vinci) disse que as livrarias não são lugares sagrados mas precisam ser protegidas por uma política de preço único para o livro como a da França em que , na livraria ou no quiosque de aeroporto ele tem o mesmo preço.

Aqui, segundo ela, as editoras prestigiam os chamados canais alternativos, como lojas de departamentos, com edições a preços diferenciados e tiram mercado das empresas especializadas como as livrarias.

Também presente à mesa de debate esteve Angela de Stasio, da Coordenadoria Geral de Pesquisa e Editoração, representando a Biblioteca Nacional. Ela anunciou que em 2012 a Biblioteca dá continuidade ao projeto O Livro e a Vida Literária no Rio de Janeiro.

O próximo evento será dia 19 de março com o tema "A Livraria Camões e a Cultura Letrada Portuguesa no Brasil" com José Estrela, livreiro da Camões, Cleonice Berardinelli da UFRJ e Gilda Santos, do Real Gabinete Português de Leitura.

No coquetel de lançamento estavam, além de livreiros ,representantes dos estabelecimentos do Centro que dão apoio ao Roteiro como Luiz Antonio Rodrigues da Brasserie Rosário e Pedro Luiz Ribeiro, do Restaurante Metamorfose.

Também prestigiaram o evento: Maria Helena Mclaren, do Corredor Cultural, Marion Loire da Mediateca da Maison de France ,Katia Aparecida Teixeira de Oliveira da Biblioteca do Ministério da Fazenda e Liz Castelliano, gerente executiva do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

A 4ª edição do Roteiro das Livrarias do Centro pode ser retirada em uma das 53 livrarias participantes ou nos locais que deram apoio à edição como ESPM, Academia de Yoga do Hermógenes, Instituto Cervantes e Progetti Galeria de Arte Contemporânea.

 

Milena Duchiade, Antonio Carlos de Carvalho e Angela de Stasio da Biblioteca Nacional

Milena Duchiade, Antonio Carlos de Carvalho e Angela de Stasio da Biblioteca Nacional