Sebo Buriti é Pronto Socorro de Livros Imprimir E-mail

O Buriti Sebo Literário estendeu aos clientes seus serviços de restauração e encardenação de livros. A divulgação começa sem muito alarde para não criar demanda excessiva pela nova atividade.

 

Flavia Tavares presta socorro a um livro (Foto: Antonio Batalha)

Flavia Tavares presta socorro a um livro (Foto: Antonio Batalha)

 

A prática de restauração no Buriti é comum em livros que tenham alguma relevância e pouca oferta no mercado. Geralmente edições dos anos 30 nas áreas de fotografia e poesia, especialidades da casa.

Marcos Vinicius Correa, dono do Buriti, diz que o serviço é um pronto socorro que vai ser divulgado aos clientes através do mailing da livraria. Depois será oferecido também a outros sebos.

Ele, que tem curso de formação de livreiro e gerencimento de livrarias, passou três meses aprendendo a restaurar livros na Oficina de Encadernação Artística.

Agora, o serviço foi entregue a Flavia Tavares, funcionária do Buriti, que fez curso de encadernação na Fundação Casa de Rui Barbosa e tem treinamento permanente na Oficina.

O professor Ulisses Freire, da Oficina de Encadernação diz que o principal cuidado ao lidar com um livro antigo é a higienização. Ele conhece o caso de alguém que ficou cego depois de mexer em um deles e coçar os olhos.

Segundo Ulisses, alguns acervos ficam fechados por muito tempo e criam fungos e insetos. Devem ser manuseados com luvas e máscara. Para ele muitos sebos tem um cheiro peculiar que é o de livro mal cuidado.

No Buriti, o preço de uma restauração e encardenação vai depender do estado geral do livro. Mas, segundo Marcos Vinicius, uma encadernação simples fica em torno de R$20,00.

O Buriti Sebo Literário funciona na rua do Carmo no Centro desde 20 antes esteve por anos em uma galeria na Rua Jardim Botanico. Mas a venda do acervo de Marcos Vinicius começou por e-mail.

Ele é fotografo profissional e teve um estúdio e laboratório de revelação no Centro desde meados dos anos 80. A digitalização da fotografia causou a quebra do seu negocio e a mudança de ramo.

Com a venda do equipamento do estúdio Marcos Vinicius montou o Buriti. Ele acredita que o comércio em um sebo depende 50% do acervo oferecido e 50% do atendimento ao cliente.

Para Marcos Vinicius, quem freqüenta sebo tem um perfil diferente de quem compra pela internet. "É uma clientela mais especializada, amante e conhecedora de boa leitura".