Imprimir E-mail

 

A nova geração


Último empreendimento do diretor da AEL, Isaque Lerbak, a Eldorado Kids,  uma das novas livrarias do Rio, nasceu uma semana após o falecimento dele, em setembro e, cuidada por quatro livreiras, mostra o vigor do segmento infantil no mercado editorial.

 

Isabela Fernandes, estreante no mercado, no atendimento a um cliente na Eldorado Kids

 

A pequena livraria de dois andares fica em animado trecho comercial da Freguesia, em Jacarepaguá, no Main Street, shopping a céu aberto que, com um playground bem equipado na praça central,  facilita a presença de crianças na loja.

São três sócias e uma  funcionárias  tendo a filha de Isaque, Débora Lerbak,  de 30 anos, como sócia majoritária dos negócios herdados do pai que incluem a tradicional Livraria Eldorado, na Tijuca, a distribuidora, de mesmo nome, no Méier, e a  CopaBooks, em Copacabana.

Desde a descoberta de um câncer no intestino em 2017,  Isaque  a preparou para substituí- lo já que o outro filho, Gabriel Lerbak, está impedido de participar, por razões jurídicas, por ser da Marinha.

Mas os dois irmãos já haviam tido experiência no ramo livreiro, ao contrário do pai que só conheceu uma livraria aos 23 anos, quando foi pedir emprego na loja da Melhoramentos na Tijuca, onde começou a carreira no livro.

“Fui a todas as Bienais, desde que me entendo por gente e dormi  muito em estandes” relembra Débora, que aos 13 anos, para ter o próprio dinheiro, fazia, junto com o irmão, trabalhos da Eldorado em casa, como envelopar correspondência para os clientes.

Depois negociaram ir para a loja nas férias fazer entregas, arrumar sacolas e embrulhar presentes, até que aos 18 anos ela teve a carteira assinada  com regime de tempo integral, por cinco anos. Começou no estoque, foi para o atendimento ao cliente e, nos últimos três anos, ficou na administração.

Formada em arquitetura, Débora deixou a livraria para estagiar na área e no seu retorno concilia as duas atividades; desenvolve projetos  com um colega da faculdade depois do expediente na Eldorado.

O gosto pela construção veio pelo avô paterno que, apesar de não ter formação, realizou várias obras, inclusive a casa em que a família morou no Rio. Para Débora, se a demanda na arquitetura aumentar  será difícil escolher; “cresci dentro de livrarias e editoras; não vai ser só mandar um beijo e tchau”.

Mas ela tem apoio das duas sócias experientes no ramo; Nilce Barcelos que depois da saída do sócio, Jovaldo de Almeida, em 2018, entrou como sócia em todos os negócios de Isaque no mercado editorial, com diferentes porcentagens de participação e Zane Araujo, sócia  na Eldorado Kids.

Há 31 anos no mercado, Nilce, formada em administração, já tentou mudar de ramo mas diz que trabalhar com livro é uma cachaça. Ela começou como entregadora na primeira loja da Saraiva no Rio, na Rua 7 de Setembro, onde galgou posições até se desentender com a gerência - “numa rede é preciso obedecer às regras sem debate”.

De lá foi para a Livraria Cultural da Guanabara, especializada em direito, que funcionava dentro da Universidade Estácio de Sá na Barra  e fechou por causa da substituição dos livros por tablets nos cursos. Foi quando Isaque a convidou para a Eldorado.

Zane, a terceira sócia da Eldorado Kids, tem 40 anos de experiência no mercado e foi quem deu a Isaque a  ideia de adquirir a loja em Jacarepaguá onde realiza o mesmo tipo de trabalho que faz na Eldorado; visita escolas para divulgação de livros e da livraria, o que inclui promoção de eventos de contação de histórias.

Na loja, o atendimento ao cliente, fica com uma estreante no ramo Isabela Fernandes, de 20 anos. Amiga de Yasmin, filha da Zane "desde que nasceu" foi convidada para a livraria onde somou o gosto pela leitura ao  que tem pelas crianças. Segundo a nova livreira, que também adora indicar livros, o movimento na loja tem melhorado bastante nos últimos dois meses.

No cotidiano,  a presença de crianças no playground em frente à livraria é maior no final da tarde, quando os pais retornam com elas da escola, mas como ele fica a céu aberto variações no clima como muito calor ou chuva interferem.

Isabela diz que  o síndico  já foi comunicado que em breve, passado o período de distanciamento social, a Eldorado Kids irá promover contações de histórias em frente à loja onde também serão feitos lançamentos.

Além da Eldorado Kids, o Rio de Janeiro ganhou em 2020 a Livraria Janela, de literatura e humanas, no Jardim Botânico; a Casa da Árvore, de cultura afro, na Saúde; e uma loja da rede Leitura no Centro.

Niterói teve a inauguração de uma loja da  Livraria da Travessa, em Icaraí, e em Araruama foi aberta a Livraria Dante, com livros raros e antigos. A Livraria Célula, de literatura e humanas, prevista para este ano em Petrópolis, já equipada com balcão, estantes e mesas, teve, segundo o proprietário Paulo Vieira, por causa da “peste”, a abertura adiada para 2021.

 

 

23/12/2020