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O elo mais fraco da corrente


Em carta ao mercado editorial e entidades do livro, AEL protesta contra prática de grandes editoras que usam livrarias como vitrine, mas nas redes sociais encaminham os leitores para sites predadores do comércio livreiro.

 

 

A Associação Estadual de Livrarias do Estado do Rio de Janeiro - AEL-RJ - tem 27 livrarias associadas que oferecem ao mercado do livro 40 lojas além de sites para venda pela internet .

Todo bom profissional de vendas  sabe, ou deveria saber, que o e-commerce depende muito das VITRINES do varejo físico, sendo as livrarias o SHOW ROOM para as editoras .

No dia em que esse ELO MAIS FRACO do mercado do livro, as livrarias, for quebrado toda a corrente sentirá os efeitos.

O normal é que a indústria faça publicidade de seus produtos e não dos revendedores. A AMBEV não induz  seus seguidores a comprar cerveja no supermercado Mundial ou no Guanabara; a SAMSUNG  também não sugere aos seus seguidores as Casas Bahia ou Lojas Americanas para a compra de seus eletrônicos.

Num mercado livre o importante é a igualdade de condições para todos e não o favorecimento de alguns .

A indústria fabrica, divulga o produto e o consumidor o adquire onde quiser; é o RESPEITO a todos os revendedores. No mercado do livro isso acontece? Infelizmente NÃO.

Nossas associadas reclamam da atuação de várias editoras nas redes sociais  que alcançam o Brasil inteiro. As mais comentadas são a Arqueiro, Intrínseca, Nova Fronteira, Record, Rocco e Sextante com seus 2 milhões e 579 mil seguidores só no Instagram.

Em suas contas elas  direcionam os seguidores principalmente para a Amazon e Submarino, sendo que a Arqueiro e a Sextante têm em seus perfis no Facebook uma loja virtual que é a Amazon.

Com essa campanha de favorecimento aos gigantes do mercado sobram as migalhas para as livrarias e tais  editoras mais parecem agências de publicidade dos grandes marketplaces .

A AEL RJ  quer uma posição da ANL, CBL e SNEL sobre como combater esse MAL em nosso mercado.

E saber das editoras citadas o que pretendem com isso : quais os planos para o futuro ???

Esses marketplaces estão dispostos a aniquillar a concorrência . Esta Black Friday foi uma prova disso.

A GFK inclusive aponta que o aumento da venda do varejo mês passado ocorreu nas vendas online.

Num momento complicado e delicado como esse que vivemos, logo aqueles de quem esperávamos apoio e parceria estão jogando o jogo de nossos adversários e deixando as livrarias abandonadas e relegadas a segundo plano.

Agradeço a atenção em nome das associadas da AEL-RJ , e em nome das demais livrarias do Brasil.

 

Atenciosamente

Antonio Carlos de Carvalho

Presidente da AEL-RJ

 

1/12/2020