Ministra da Cultura ouve entidades ligadas ao livro Imprimir E-mail

A Ministra da Cultura Ana de Hollanda se reuniu com autores e entidades ligadas ao livro na manhã desta sexta feira, 8, na Biblioteca Nacional.

O encontro seria um diálogo sobre: “A cadeia produtiva e criativa do livro e seus atuais desafios”. Devido ao grande número de participantes e tempo curto ele se limitou a mostra de intenções.

A Libre, Liga Brasileira de Editores, através do seu diretor Haroldo Ceravolo Sereza entregou à Ministra uma carta, reproduzida abaixo, assinada entre outras entidades pela AEL.

Com o título de “Programa em defesa da Bibliodiversidade”, a carta da Libre faz 14 reinvidicações: a primeira; uma nova regulação do mercado editorial e livreiro, com medidas que beneficiem especialmene as pequenas livrarias.

Também pede a implementação de uma lei de preço único para o livro, o consumo de livros através do vale cultura, limite para a atuação de empresas de capital estrangeiro no setor, como acontece com a imprensa. e criação de uma Câmara do Livro Digital.

O encontro com a Ministra, que teve a coordenação do novo presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, lotou o auditório da Biblioteca e dezenas de convidados assistiram ao evento de um telão instalado no hall, entre eles escritores, editores, distribuidores e livreiros.

Galeno Amorin disse que o governo federal vai continuar com os avanços da gestão anterior como a desoneração fiscal do livro e ir além já que Dilma Rousseff tem um compromisso com o livro e a leitura, pois segundo ela, eles proporcionaram uma revolução em sua vida.

A Ministra Ana de Hollanda, ouviu as reinvidicações que deram ênfase também a questão do direito autoral e prometeu estudá-las. Para o presidente da AEL, Antonio Carlos de Carvalho, ela vai precisar de um tempo para amadurecimento pois neste primeiro encontro apenas tomou conhecimento dos problemas.

Consulte aqui a reprodução da carta.