Roteiro das Livrarias do Centro Histórico Imprimir E-mail

A participação de 47 livrarias na terceira edição do Roteiro de Livrarias do Centro Histórico do Rio de Janeiro demonstra o sucesso desse mapa editado pela AEL.

A primeira edição, em 2006, mapeou 16 livrarias do centro em um folder em papel couché com tiragem de 10 mil exemplares. Idéia dos livreiros Milena Duchiade (Leonardo da Vinci) e Rodrigo Ferrari (Folha Seca).

"Foi tudo feito por conta dos próprios livreiros, com apoio de alguns bares e restaurantes", diz Milena. "Queriamos trazer mais pessoas para o Centro aos sábados" completa Rodrigo.

Além das livrarias o Roteiro assinalava as atrações culturais do Centro como museus, igrejas e monumentos. A repercussão foi tão boa que em 2008 a AEL fez uma segunda edição agora com 50 mil exemplares.

O sucesso cresceu com o aumento da tiragem e, além de muitos elogios, o Roteiro ganhou matérias em jornais e revistas como uma de 9 páginas na revista Conexão do Sesc: "Um passeio pelas livrarias do Centro".

O Centro do Rio tem a maior concentração de livrarias do Brasil, desde sebos e lojas segmentadas até modernas filiais das grandes redes, numa riquíssima bibliodiversidade.

Na terceira edição, em 2010, com participação de 47 livrarias a AEL acrescentou junto ao nome a segmentação de cada uma o que tornou o Roteiro mais informativo.

São vários segmentos, como livrarias católicas, evangélicas, espíritas, técnicas, especializadas em arte, em economia, em cultura afro, livrarias para o público em geral, além de várias lojas de livros usados.

Desta vez além do apoio dos bares e restaurantes das edições anteriores o Roteiro teve o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenação Livro e Leitura e a tiragem subiu para 100 mil exemplares.

Porém, o Roteiro esgotou rapidamente em vários pontos e a AEL promete para breve uma reimpressão de 50 mil exemplares da terceira edição.

Clique para ter acesso ao Roteiro das Livrarias do Centro Histórico do Rio de Janeiro: Capa e Conteúdo.