1° Encontro de Livreiros do Rio de Janeiro Imprimir E-mail

Nos dias 13 e 14 de abril , Petrópolis sedia o encontro, aberto aos profissionais de todo o estado. Além de debater questões de mercado e do ofício de livreiro, o evento comemora os 20 anos da AEL.

 

O 1° Encontro de Livreiros do Rio de Janeiro

 

O 1° Encontro de Livreiros do Rio começa sábado pela manhã e termina após o almoço de domingo. O Hotel Albergo Del Leone no distrito de Itaipava em Petrópolis será fechado para o evento, mas o número de vagas é limitado.

Para as livrarias associadas à AEL o valor da inscrição é de R$ 50,00 e inclui quarto duplo e alimentação. Para livrarias não associadas a inscrição é de R$ 100,00 sem hospedagem mas com direito às refeições e coquetel .

O depósito da taxa de inscrição deve ser na conta da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro, CNPJ: 00.111.786/0001-14, no Banco Itaú, Agência 0715, conta corrente 55643-7.

Alberto Abreu, da Padrão, que participará de um dos debates do evento, diz que esse é o primeiro encontro que participa só de livreiros. Segundo ele , que está no ramo há 74 anos , já houve congressos com editores e livreiros porque antigamente as editoras também tinham livrarias, mas só livreiros é o primeiro no Rio.

Alberto possui um exemplar dos anais do Terceiro Congresso de Editores e Livreiros do Brasil que aconteceu no Rio em 1956. O livro de 240 páginas, publicado pelo Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultura, traz as atas de todas as seções plenárias e as teses aprovadas no evento.

Já em 1956, o Congresso concluiu que: “ o desprestígio da atividade livreira é também acarretado pelo comportamento dos próprios livreiros – que fazem entre si concorrência desleal baseada em descontos no balcão”. Passados 57 anos esse tema ainda será um dos principais no 1o Encontro de Livreiros do Rio de Janeiro.

 

Programação:

Sábado - 13 de abril

  • 10h e 11h - Chegada ao hotel.
  • 12 às 14h - Almoço;
  • 14h30 - Abertura do Evento com o presidente da AEL - Antônio Carlos de Carvalho (Livraria Galileu)
  • 15h - Mesa Redonda - "Delícias e Agruras de ser Livreiro na Capital e no Interior". Participantes: Solange Whehaibe (Livraria Veredas - Volta Redonda), Danielle Paul (Livraria Castro Alves - Araruama), Alberto Abreu (Livraria Padrão - Rio de Janeiro), Maurício Gouveia (Livraria Baratos da Ribeiro - Rio de Janeiro)
  • 17h: Assembléia Geral Ordinária - Eleição de nova diretoria.
  • 19h30 : Jantar
  • 21h30: Coquetel comemorativo do dos 20 anos da AEL.

Domingo - 14 de abril

  • Café da manhã
  • 9h30 h: "Desafios da gestão de livrarias independentes no século XXI" palestrante Gerson Ramos ( ex - Superpedido, Ediouro, Fnac, Nobel, La Selva)
  • 12h: Almoço
  • 14h30: Encerramento

 

O Hotel Albergo Del Leone fica no distrito de Itaipava na rua Comandante Marcolino A. de Souza 435 . O acesso é pelo quilômetro 59 da BR 040, sentido Rio de Janeiro. Confira no mapa abaixo.

 

O 1° Encontro de Livreiros do Rio de Janeiro